QUARESMA, TEMPO DE PENITENCIA, TEMPO DE CONVERSÃO



AOS MEMBROS DA COMUNIDADE CATÓLICA PAZ E BEM
PARA UMA MELHOR OBSERVÂNCIA DA QUARESMA.



   
  
 

            Caríssimos filhinhos, a Santa Amada Igreja, nos propicia um tempo maravilhoso para oferecermos sacrifícios, mortificações, e apresentamos atitudes concretas de conversão.
            De todos os tempos litúrgicos, onde cada um oferece motivos diferentes para vivermos nossa fé, de modo a celebrarmos com a Igreja os diversos momentos da vida de nosso Amado Senhor Jesus, o que mais expressa a vida de nosso carisma, é a quaresma, que não somente relembra os quarenta dias que Jesus jejuou no deserto, mas é o tempo em que lembramos o ápice do amor de Cristo, que abraça a loucura da cruz, e preso nela, entrega sua VIDA derramando todo o seu sangue para remissão dos nossos pecados. O Carisma da Comunidade Paz e Bem, Viver e Promover a Paz e o Bem, se alimenta no mistério do sacrifício de Cristo, tão bem exposto na Via-Sacra.
            Quem ama, mergulha na vida do amado, não para absorver sua vida, mas para dividir o peso como fez Simão, o Cirineu, amparando o Amado Jesus que sucumbia ao peso da cruz. Ele não tomou a cruz, ele foi auxílio na jornada dolorosa de Cristo.
            Nesta quaresma, por amor ao Amado, vamos viver a jornada do jejum que consiste em todos os servos da comunidade alimentar-se de sólidos, somente a partir do almoço. Isso, de segunda a sexta-feira. Crianças, idosos, gestantes e pessoas doentes, devem escolher outro tipo de penitência.  A caridade é prática constante, porém bem mais acentuada neste período, pois se vês a caridade, vês a Trindade, escrevia Santo Agostinho.
             E neste ano de 2014, a Campanha da Fraternidade aborda a vergonhosa prática de tráfico humano: “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1), maioria das pessoas traficadas é pobre ou está em situação de grande vulnerabilidade. As redes criminosas do tráfico valem-se dessa condição, que facilita o aliciamento com enganosas promessas de vida mais digna. Uma vez nas mãos dos traficantes, mulheres, homens e crianças, adolescentes e jovens são explorados em atividades contra a própria vontade e por meios violentos. (Fonte: CF 2014)..
Nunca foi tão urgente quanto agora, expressarmos nosso amor com gestos concretos: Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas por atos e em verdade”(IJo3,18).
Caríssimos, é também preciso intensificarmos o esquema de oração da Comunidade Paz e Bem, que é o dia-a-dia de paz, o Saltério de adoração e a oração pessoal com a leitura da Palavra de Deus,  acompanhado com esta oração de entrega de Carlos de Foucald, beatificado em Roma no dia 13 de novembro de 2005:
Meu Pai, entrego-me a Vós, fazei de mim o que for do
Vosso agrado. O que quiserdes fazer de mim, eu vos agradeço!
 Estou pronto para tudo, aceito tudo, desde que Vossa
Vontade se realize em mim, em todas as Vossas
criaturas! Não desejo outra coisa, meu Deus. Deponho
minha alma em Vossas mãos, eu vo-la dou, meu Deus,
com todo amor de meu coração, porque Vos amo e porque
 pra mim é uma necessidade de amor dar-me e entregar-me em
 Vossas mãos, sem medida, com uma confiança infinita,
pois sois meu Pai.

Tenhamos uma Santa Quaresma!

Cascavel,  04 de março de 2014.

Fraternalmente:
__________________________
Gerardo Magela Rebouças Maia